TEXTOS

Primeiro Passo

Outro dia uma colega estava muito atarefada fazendo uma lista enorme de exercícios da faculdade. Quando havia passado de mais da metade do trabalho todo, ela comentou : “Nossa por que eu não pensei nisso antes?  Descobri uma maneira de fazer que se eu tivesse feito desde o começo, já teria terminado há muito tempo!”.  E assim é com todos nós, quando estamos no caminho as possibilidades afloram mais do que se estivéssemos parados. 

São muitos os motivos que nos impedem de começar algo, independente a qual algo se faz referência, às vezes é o hábito de deixar as coisas para última hora, outras vezes é o medo do que virá, do que vão pensar, em alguns casos é não saber o que fazer, ou às vezes saber, mas não saber o como, ou sentir que não tem preparo suficiente, entre outros.

Talvez você pense: “Ah eu quero muito abrir um negócio, mas primeiro preciso entender de fluxo de caixa, vou estudar bastante esse tema e quando tiver perito no assunto eu posso abrir uma empresa.”

Não muito diferente, eu me incluo em boa parte dos pensamentos, sempre que quero fazer algo, acho que preciso ter planejado todos os mínimos detalhes, preciso me preparar em pontos que acho que podem não estar impecáveis, sou muito analítica e metódica, e bem pouco executora, digamos que eu era adepta ao “bom é inimigo do ótimo”, “se não for para fazer bem feito, melhor eu nem fazer” e migrei recentemente para o “antes feito que perfeito”.

Sabe por quê? Porque descobri que tinha vários projetos pessoais impecáveis na mente, e bem poucos colocados em prática, além do quê, há detalhes que só aparecem depois das primeiras ações, e só aí convém tomar uma atitude a respeito.

Desde então, adquiri a postura de dar o primeiro passo. Começa! Com uma coisa simples, pequena, e outra, uma de cada vez, no meio do processo você vai fazer igual a minha colega descobrir uma maneira melhor de fazer, vai encontrar pique para continuar, às vezes vai dar pausa, outras vai fazer menos, e voltar de novo ao ritmo, e tudo isso faz parte. A gente descobre como faz, fazendo! E só o que precisamos é do primeiro passo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s